CRModa: precisa de muito mais para ser referência

Na última quarta-feira, visitei o Centro de Referência da Moda. Quem me conhece sabe que eu amo moda, adoro ler sobre as tendências e aprender o que posso ou não usar. Convidei para ir comigo a minha amiga (irmã) Ana que está no último período de design de moda na Fumec, pois sabia que ela iria gostar do tema e talvez se inspirasse em algo para seu TCC! Melhor companhia impossível!

IMG_0565.JPG

Eu tinha lido que o CRModa tinha um acervo amplo e diversificado de várias peças que vieram da Coleção Vestuário do Museu Histórico Abílio Barreto. Entretanto, para minha surpresa, chegando lá, não tinha nada disso. A exposição atual chama-se Literatura e Moda por Ronaldo Fraga. Para aqueles que frequentam exposições, como eu e a Ana, essa exposição não é novidade. Eu conhecia, pois ela já tinha sido montada na Casa Fiat de Cultura anteriormente. Para quem não conhece, a exposição se trata de uma coleção antiga do estilista mineiro Ronaldo Fraga, que se baseou nos grandes poetas para fazer as roupas. Os looks estão dispostos em um tapete de serragem lindo, mas isso faz com que não se possa chegar perto para ver os detalhes do trabalho artesanal do estilista. Além dos looks ainda há nas paredes os desenhos de Ronaldo, muito conhecidos por nós, mineiros, por serem a decoração das sacolas do Verdemar e um vídeo que mostra como surgiu a coleção e o trabalho desenvolvido por ele. Sinceramente, é bonito, quem não conhece vale a pena ir, não gasta nem uma hora para ver tudo!

IMG_0566.JPG

Eu e a Ana ficamos muito decepcionadas, porque são apenas 3 salas e 15 vestidos. No prédio, ainda há uma biblioteca pública pequena, que foi outra decepção, pois existia apenas UMA estante de livros de moda. Para ser um centro de REFERÊNCIA da moda, deveria ter uma acervo enorme de livros sobre o tema não?

IMG_0568.JPG

A única coisa que eu amei foi a arquitetura do prédio. O edifício, datado de 1914, está muito bem conservado e manteve seu estilo neogótico português intacto. Anteriormente, o edifício abrigava a Câmara Municipal de Belo Horizonte e em 1997 ele foi tombado e revitalizado para ser utilizado como espaço cultural, além de ter sido adaptado para receber pessoas com deficiência motora. Outra coisa que eu achei interessante, é o fato de o CRModa oferecer oficinas de mais variados assuntos ligados com a Moda. Para quem se interessar tem os temas, datas e precos no site deles.

IMG_0567.JPG

O que era para ser um programa maravilhoso, acabou sendo um programa de índio. Como as exposições são itinerantes, posso ter dado azar ou sofrido um caso de bad timing, entretanto não voltaria tão cedo.

Centro de Referência da Moda

Rua da Bahia, 1149 – Centro
Aberto: segunda de 10h às 19h; terça a sexta das 10h às 21h.
Preço: Grátis

Deixe um comentário

