O nosso pequeno vizinho

Os brasileiros tradicionalmente viajam a Argentina ou ao Chile, mas atualmente o Uruguai está sendo cada vez mais visitado. O nosso vizinho é pequeno em seu tamanho geográfico, mas muito grande em cultura, educação e beleza. Os vôos diretos para Montevidéu ainda são poucos saem de São Paulo, feitos pela GOL ou TAM ou Porto Alegre pela GOL. Existem 2 cidades mais importantes, a capital Montevidéu e a cidade praiana Punta Del Este, entretanto a vila de Colônia Del Sacramento é uma graça e vale a visita.

IMG_0442-1.JPG

A capital é composta por uma parte nova e uma parte velha. Os melhores hotéis estão na parte nova, principalmente no bairro chamado Punta Carretas e é nesse bairro que indico vocês se hospedarem, pois os hotéis são melhores e mais novos, além de estarem a beira mar e perto dos principais shoppings da cidade, inclusive o mais novo, que tem o mesmo nome do bairro (e é excelente!). No verão, as ramblas estão sempre cheias e a perto dela estão muitos restaurantes deliciosos, inclusive o meu favorito chamado “La Perdiz“. É uma delícia andar pelo calçadão vendo o pôr do sol.

IMG_0437.JPG

Na parte antiga é onde se encontra os lugares para se visitar. Comecei pela área do Porto, o de fomos no Museu do Carnaval, que também é a maior festa deles, mas não tão famosa ou grandiosa como a nossa, mas bem parecida. Depois fomos ao Mercado do Porto, que tem restaurantes legais, além de lojas de souvenirs. A Ciudad Vieja, começa com a Puerta de La Ciudadela e abriga a Plaza da Independência, o Palácio Salvo e o Cabildo (antigo palácio do governo). Outro ponto turístico que pertence a parte antiga da cidade, o Teatro Solis, é maravilhoso!! Um pouco mais para frente, vocês irão encontrar a fonte do amor, que é uma versão menor da Pont des Arts em Paris, onde coloca um cadeado com as inicias do casal e joga na fonte como sinal de amor eterno!

IMG_0436.JPG

Já a badalada Punta del Este, é uma das cidades mais surpreendentes que já conheci, em termos de animação, beleza, culinária e pessoal (como as pessoas lá são bonitas e chiques!). Para chegar é fácil, no meu caso, pegamos um ônibus na rodoviária de Montevidéu, foi super tranquilo e confortável, mas o ônibus passa pelo aeroporto, então se pode pegar ele lá. O hotel que ficamos, Hotel Romimar, era pequeno, mas super bem localizado, com um ótimo café da manhã e super lindo e arrumado, além de ter um preço super justo (indico com certeza!). A Av. Gorlero fica super próxima do hotel e é cheia de restaurantes incríveis, mas o meu favorito se chama Los Caracoles (gostamos tanto, que voltamos umas 3 vezes!) e não deixe de ir tomar o melhor sorvete no mundo, na sorveteria Arlequim, no final da rua (tomamos sorvete todos os dias, algumas vezes mais de uma vez por dia! haha). Nessa avenida e na Calle 20, paralela, vocês irão encontrar várias lojas, desde as mais baratas como Ole Ole, Indian Emporium e Daniel Cassin(super indico!) até as mais caras como Prada, LV e etc.

IMG_0438.JPG

Perto do hotel também, se encontra a La Mano, escultura super conhecida e um lugar incrível para tirar várias fotos. Além disso, mas no sentindo contrário a La Mano, você terá a parte mais antiga da cidade. Nessa parte, a casinhas super fofas e um farol lindo que oferece uma vista para a cidade toda. Abaixo do farol, tem uma igrejinha linda com a padroeira da cidade. O famoso hotel Conrad não é tão longe, mas como o taxi não é nem um pouco caro na cidade, vale a pena usá-lo. No hotel, sempre acontece shows e peças de teatro, além de lojas ultra mega chiques e o seu famoso cassino. O lado novo de Punta, onde ficam os hotéis mais novos, as praias de surfistas e as baladas mais tops, está marcado pela ponte ondulada e andar por esse maravilhoso feito arquitetônico é uma sensação indescritível. Outros lugares ao redor de Punta que valem a visita é Vila de San Ignacio, com seu lindo farol e deliciosa praia e o Museo Del Mar, um aquário muito fofo.

IMG_0439.JPG

O ponto alto e que NINGUÉM deve deixar de ir é a CasaPueblo. Aqui, existe momento certo de visitar a casa/ateliê sem paredes retas de Carlos Vilaró! A casa foi feita com várias mãos de pescadores locais e contêm pinturas do artista, todas para venda, além de mosaicos azuis e brancos lindos. Entretanto, o mais bonito de tudo, é o que ele deu nome de cerimônia do pôr do sol, por isso, se deve ir perto desse horário, que no verão é perto das oito da noite. A cerimônia conta com o poema feito pelo artista, que é recitado nos altos falantes no momento que o sol esta quase se pondo. O poema é lindo e o pôr do sol é um dos mais lindos que já vi. Na lojinha de presentes, existe o poema impresso em varias línguas, inclusive o português, além de vários mosaicos lindos, que são lembranças ótimas para levar desse momento tão especial.

IMG_0440.JPG

A vila Colônia Del Sacramento é fofíssima com suas ruas de pedra e casas baixas, que te dão a sensação que está tudo parado no tempo. Meus pais e eu fomos até lá com um guia motorista, preferimos ter alguém para explicar os pontos mais importantes. Acredito que deva ter um ônibus de Montevidéu até lá, mas se você está em Buenos Aires, você poderá pegar um ferry boat para a vila. O farol é um dos principais pontos turísticos e a vista em seu topo, em dias claros, dá até para ver Buenos Aires além rio. No centro histórico, há vários pequenos museus, super bem explicados e interessantes, para visitar, como o Museu do Azulejo, o Museu Espanhol e o Museu Municipal, além da Puerta de la Ciudadela. Nos arredores de Colônia existe uma Plaza Del Toros, que não se pode entrar, mas as fotos ficam lindas. O passeio que mais gostei foi um museu super diferente, chamado Arena de Las Coleciones. Nele estão expostos vários tipos de coleções desde as mais tradicionais como chaveiros, imãs de geladeira até porcelanas e é dele a maior coleção de lápis, confirmada pelo Guiness Book.

IMG_0441.JPG

O Post ficou meio grande, mas não tem jeito né? Três cidades… Espero que tenham gostado das dicas… Alguém por acaso está indo para lá por agora? Alguém já foi e tem outras dicas? Me contem!!!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s