Um lugar não muito visitado em NY!

Nova York é uma cidade multifacetada, mas isso todo mundo sabe. O que muita gente não sabe é que um dos passeios que a cidade oferece é uma visita a ONU. A sede das Nações Unidas está localizada na 1st Avenue com 46th Street e a visita é acompanhada por um guia especializado. A ONU oferece guias que falam em diferentes idiomas, inclusive o português, mas para isso é necessário o agendamento da visita. Se você falar inglês e não se importar de receber as explicações no idioma, não é necessário o agendamento, pois terá sempre um guia para te acompanhar, saindo de hora em hora.

IMG_0461.PNG

As Nações Unidas foi fundada, inicialmente, por 51 países, em 1945, fim da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, são mais de 180 membros, que têm como objetivos: preservar a paz mundial, promover a auto-determinação dos povos e o bem-estar social no mundo. Infelizmente, sabemos que isso está longe de se concretizar, mas não estou aqui julgando se a ONU está desempenhando bem ou mal suas metas e sim falando da visita à sua sede. Alguém aí sabe porque Nova York foi escolhida? Eu sei! John D. Rockefeller Jr. doou 8,5 milhões de dólares (isso mesmo… pouquinho né?) para a compra do terreno que tem aproximadamente sete hectares e está a beira do rio East. Também foi um americano, Wallace Harrison, que teve a missão de ser o arquiteto-chefe da obra, acompanhado de uma equipe de consultores internacionais.

IMG_0463.JPG

O terreno não é território dos EUA, ele é uma zona internacional, com selos e correio próprios. O complexo da ONU é bem grande e de início, ainda do lado de fora você já irá sentir que está chegando em um lugar importante, porque TODAS as bandeiras dos países-membros estão hasteadas diante dele. Nos jardins e dentro dos prédios se encontram muitas obras de arte, esculturas e quadros, que foram doadas à ONU ou pelo próprio artista ou por algum país-membro. Todas a obras tem relação com as funções da ONU, principalmente a paz, como “Sino da Paz” doado pelo Japão ou a “Não-Violência” doada por Luxemburgo. A Brasil se faz presente em grande estilo, com os quadros enormes de Portinari, Guerra e Paz, que nos últimos anos foram retirados de lá e expostos pelo Brasil a fora, inclusive BH (na reinauguração do Cine Teatro Brasil, eu fui, alguém mais foi?) e em Paris. Entretanto, ele já retornou ao seu lugar de origem e poderá ser visto pelo mundo inteiro!

IMG_0462.JPG

O ponto alto das visitas são as entradas em diversas câmaras e no Salão da Assembléia Geral e no Conselho de Segurança. A Assembléia Geral é o órgão que todos os países-membros participam de votações, com um voto simples. Os temas são os mais variados possíveis, mas sempre em relação ao bem-estar mundial. Além disso, a Assembléia designa o secretário-geral, aprova orçamentos,elege os membros não-permanentes dos conselho e em conjunto com o Conselho de Segurança, nomeia os juízes que integram a Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia, na Holanda. Já o Conselho de Segurança, órgão mais poderoso da ONU, tem por objetivo garantir a paz e a segurança internacionais, intervindo em países em crise nas diversas partes do mundo. Ele é composto por cinco membros fixos (China, França, Reino Unido, Russia e EUA) e outros membros eleitos com mandados de dois anos, as suas sessões são permanentes e as decisões são obrigatórias por todos os países-membros.

IMG_0464.JPG

Eu sei que é um passeio não muito conhecido, mas eu amei e indico para todo mundo. Durante a visita, o guia faz um apanhado de informações importantes, como onde a ONU está atuando, se está dando certo ou não, onde e como podemos ajudar. Para quem está indo a NY, não deixe de ir, vocês não irão se decepcionar! Alguém já foi? Gostaram da sugestão? Iriam nesse tipo de programa? Me contem tudo!

Informações Práticas

Site da ONUhttp://visit.un.org/content/plan-your-visit

Horário : Segunda a Sexta, das 9h15 às 16h15 (Não há tours guiados aos fins de semana e nos dias em que houver reuniões de Chefes de Estado ou Delegações – por isso verificar o calendário no site!)

Preços: Adultos – 18 dólares; Idosos (acima de 60 anos) e estudantes – 11 dólares; Crianças (5 a 12 anos) – 9 dólares.

Anúncios

2 comentários sobre “Um lugar não muito visitado em NY!

  1. Mariana disse:

    Olá Viviane! Olha eu de novo aqui… Rsrs
    Adorei o post e a dica de visitação.
    Realmente não era um lugar que estaria no meu roteiro para NY, mas fiquei bastante curiosa depois do seu post.
    Acho que lugares assim trazem uma ‘paz’, né?!
    Acho que pelo ‘bem’ que ele carrega tentando solucionar tantos problemas.

    Adorei!!
    Beijos

    Curtir

  2. Samia disse:

    Fiquei encantada com este lugar … E os quadros Guerra e Paz ? Vale a pena conferir mesmo . Já vi estes quadros muitas vezes e veria de novo pois cada vez descubro algo … Aconselho a demorar mesmo diante dessa obra … Show ! Parabéns filhota ! Love !!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s